terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Microsoft WPF/E: o Império contra-ataca

Há muitos anos o Flash vêm crescendo e dominando o mercado de "Mídia Rica", o famoso Rich Media.

Cada vez mais sites utilizam as benefícios desta tecnologia, adicionando beleza e interação aos sites - graças ao crescente poder da linguagem de programação do Flash, a já famosa Action Script. Relativamente fácil de assimilar, sobretudo para aquelas pessoas que se deram/dão bem com o velho JavaScript. É lógico que existem os excessos, má experiência de navegação com em sites Flash que são mal feitos, porque foram mal projetados e nada planejados.

Com pouco ou quase nenhum concorrente - eu mesmo confesso que só me lembro de um software da Corel cuja proposta era parecida com o software da falecida Macromedia, pelo menos no que diz respeito às animações vetoriais.

Com essa falta de concorrência à altura e o crescente uso do Flash - por vezes exagerado, despertaram a cobiça de um gigante. A Micro$oft, que por muito tempo se ateve principalmente a disponibilizar o IE (ou como costumo chamar, IEca) e ao meu ver pouco fez para a internet - com seu velho e complicado ASP (quem já não passou aperto porque o servidor da hospedagem não tinha determinado componente) acordou para a realidade. Ah: não posso esquecer da "contribuição" ao lançarem o IE 5.0 com suporte à XMLHttpRequest, um dos pilares do AJAX. Léo pode falar melhor sobre esse bixo de 7 cabeças que até ontem era para mim apenas um time da Holanda :p

Estava eu procurando uma solução para um dos inúmeros problemas para um script que fiz no flash, quando me deparo com a tal da WPF/E.

Mas que diabos é isso?

Lá fui eu em busca de respostas para a questã. Pois que descubro que a Microsoft não só acordou para o Flash como resolveu lançar seu próprio formato SWF, o tal do WPF/E. Segundo diz no próprio site da M$, "WPF/E é um nome de código para uma nova tecnologia de apresentação na Web criada para ser executada em uma variedade de plataformas."

Ou seja: depois que a Adobe disponibilizou o flash player para o Linux, por exemplo, a M$ quer contra-atacar. Resta saber se eles serão bem sucedidos nessa jornada.

Mas, o que exatamente é a "WPF/E"? Bem, ainda segundo a própria M$ explica em seu site, esse formato pode trabalhar com a linguagem XAML (
eXtensible Application Markup Language), sendo gerado através de um aplicativo chamado Microsoft Expression Graphic Designer. No ano passado eu cheguei a baixar e instalar a versão de teste do Expression Graphic Designer. O programa possui algumas ferramentas interessantes, mas nenhuma que tenha me convencido a migrar para este aplicativo, que gera o formato concorrente ao SWF.

Puxa-saquismos à parte, com a aquisição da Macromedia po parte da Adobe, eu vejo que a Microsoft vai ter que correr muito e desenvolver melhor o Expression Designer, para que ele possa concorrer principalmente com o Flash, que é o alvo do post. Não acredito num sucesso imediato, até porque o plugin do flash está presente na maioria esmagadora dos sites e, para ter que instalar (e obrigar as pessoas instalarem) mais um plugin que 'leia' o formato da M$, vai demorar um pouco, até porque depender da boa vontade das pessoas é complicado.
Ainda que o plugin venha no IE presente no Vista, eu acho que esse formato e essa nova opção demora a pegar.

Para finalizar, entre os meus achados sobre o WPF/E, está este site(clique), que mostra uma interação dos 2 formatos - SWF e WPF/E. Resta saber até onde irão as compatibilidades - e a sede da Microsoft.

Nenhum comentário: